Vénus é o planeta da beleza, do amor e da paz interior.
Se pensarmos bem nisso, e acho sinceramente que raramente pensamos. Beleza, amor e paz interior são temas intimamente ligados.
Vivemos a maior parte do tempo desligados do terceiro vertice deste triângulo. Procuramos amor. E olhamos ainda que inconscientemente para a beleza como forma de o obter. Mas esquecemos-nos de que a paz é um dos ingredientes mais fundamentais, de todos, para conseguirmos encontrar e manter o amor nas nossas vidas.
O signo de Vénus
Na astrologia ocidental quando pensamos no nosso signo estamos a apontar para a posição que o sol ocupava no firmamento na altura do nosso nascimento. E mesmo aqueles que desdenham da astrologia de alguma forma sabem dizer qual o seu signo, neste caso solar. Existem culturas astrológicas que atribuem tamanha importancia ao planeta Venus. Que quando as pessoas se referem ao seu signo estão a falar do lugar que Vénus ocupa no seu mapa astral. Aposto, no entanto, que a maior parte das pessoas que ler este texto não saberá sequer que tem Venus no seu mapa natal. Quanto mais em que signo é que ela está.
E de facto compreender Venus é um tema central e de extrema importancia nas nossas vidas.
A maior parte da humanidade vive em busca da sua cara metade. O amor é um tema que nunca sai de moda. Mesmo que não o compreendamos na totalidade vivemos nessa quimera, de encontrar a parte que nos falta, e de nos sentirmos completos. Vénus fala-nos disso, mostra parte desse caminho.
A importancia deste planeta
Choramos e rimos por amor. Vamos às nuvens e caímos de quatro num charco pantanoso. Agarramos-nos a um amor a vida toda. Ou andamos de amor em amor numa roda viva à procura não tanto do outro mas à espera de encontrarmos quem verdadeiramente somos.
Vénus, como qualquer outro planeta num mapa astral tem a função de um verbo. E o que melhor se adequa a este planeta é sem duvida o verbo amar.
Mas se quisermos reduzir vénus à relação dual entre duas pessoas ficamos muito aquém da compreensão do que de facto vénus representa.
Porque é a trilogia (esquecida ou ignorada): beleza, amor e paz interior que de facto nos esclarece sobre a essência de Venus. E que ao mesmo tempo mapeia aquele lugar onde todos queremos chegar.
Palavras-chave para Vénus
Na astrologia antiga Venus era associada a aspectos tão vastos e dispares como: Desejo, Amor, Mãe, Enfermeira e Coroa. Mas também Amizade, Companhia e Reconciliação. Arte, Musica, Beleza de formas e até Bordados. Dentro da lista cabem ainda os perfumes, os trabalhos comerciais em jóias, cabeleireiros, as medições e as compras.Vamos do riso aos animais aquáticos. Não deixando de fora coisas como Reputação.
Cabelo, cara, lábios, parte da frente do pé, nariz e pulmões são as partes físicas associadas a este planeta.
O prazer já era indicado na antiguidade e continua a ser hoje uma das grandes palavras chaves associadas a vénus. As pedras preciosas, os adornos coloridos e até as azeitonas e os óleos não ficam de fora. A cor branca. O sacerdócio, a limpeza e a ordem. Mas também a mistura de cores, o luxo, a riqueza, toda e qualquer expressão de beleza e as coisas preciosas de abundância limitada como por exemplo o marfim.
Vénus no Mapa Astral
Venus tem muito que se lhe diga. Mas se quisermos resumir a sua função nas nossas vidas expressas num mapa astral podemos olhar para ela como a chave que nos dá a resposta a algumas questões fundamentais:
- O que é que eu procuro num parceiro?
- De que forma é que eu contribuo para construção de uma relação?
- Onde é que eu encontro paz e calma?
- E finalmente qual o caminho que tenho de seguir para me sentir mais completa e inteira? Quais são as coisas que eu valorizo e me atraem, na relação com os outros certamente, mas também no ambiente que me rodeia, na expressão artística e no mundo do pensamento e das ideias?
A função deste planeta
A função deste planeta consubstanciado no verbo amar prende-se com a capacidade de cada um de nós conseguir dar uma resposta estética. E também com o estabelecimento de laços emocionais que nos trazem segurança. No fundo o que está em causa é a restauração do nosso equilíbrio quando vemos a nossa sensibilidade ser estilhaçada.
Vénus é a princesa dos céus, a deusa da beleza que nos traz estabilidade, harmonia e equilíbrio. Mas se virada do avesso também pode arremessar indolência, manipulação, vaidade, falta de caracter e um abandono crónico da nossa sensualidade.
Compreender Vénus
Compreender e concretizar a Vénus de cada um de nós é uma das peças mais fundamentais na nossa vida. Para isso precisamos de olhar para o nosso mapa astral. Ver onde Vénus se posiciona, qual o seu signo, qual a sua casa e quais as relações que estabelece com os restantes planetas. Tal como acontece com a impressão digital não ha uma Vénus igual à outra. Todos temos uma, que é única e que pode, sem duvida, ajudar a compreender e colmatar algumas das lacunas que sentimos na vida.
P.S. Se ao ler ficou com vontade de saber mais sobre Vénus pode consultar algumas da fontes. (deixo a lista em baixo) E se quiser saber mais sobre a sua Vénus recomendamos a Consulta Analise de Vida.
FONTES:
The Inner Sky, Livro por Steven Forrest
The Book of Earth, Livro por Steven Forrest
The Book of Air, Livro por Steven Forrest
Episódio 315 do The astrology podcast por Chris Brennan
Blog The Nigthligth Astrology por Adam Elenbass
Blog da Jessica Davidson